terça-feira, 16 de outubro de 2012

FORMAÇÃO TRILHAS

A Prefeitura Municipal de Itaituba, através da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Projeto Trilhas no dia 12 de Março de 2012, em parceria com o Instituto Natura e o Ministério da Educação. Foram convidadas a participar do Encontro de Formadores Estaduais no Município de Santarém, as servidoras Claya Norbea Melo do Carmo e Maria Judite Belém Pereira no mês de Abril de 2012, cujo objetivo foi conhecer o material de apoio e receber orientações para dar continuidade ao trabalho aqui no município em forma de Capacitação aos  Professores do 1º e 2º ano.


  

















Dia 16 de Agosto de 2012 - O Projeto Trilhas foi apresentado aos professores das Escolas localizadas na zona urbana. Neste encontro participaram 80 professores, Técnicos de Escolas e Monitores  do Programa  Mais Educação, como formadoras estiveram presentes as professoras Elizan Medeiros e Judite Belém, responsáveis pelo Ciclo de Alfabetização. Na ocasião ocorreu a participação do Projeto Crack: "TIRE ESSA PEDRA DO SEU CAMINHO".



 


 











Dia 17 de Agosto de 2012 - Marca o dia  da formação para 75 professores da Zona Rural com entrega dos kits do Projeto Trilhas.







EXECUÇÃO DO PROJETO TRILHAS- ACOMPANHAMENTO. 


 12  de Setembro de 2012- Na Escola Padre José de Anchieta, turma de  1º ano. A professora  Francinete da Silva e Silva, aplicou na sua sala a  história  "Quer Brincar de Pique-Esconde", que  está inserido nas Histórias com Repetição, que  exploram  uma sequência linear que sempre repete o fato anterior e, no fim retoma o início da narrativa.




















 14   de Setembro de 2012- Realizada na Escola Bom Pastor com a professora Maria Gonçalves. Foram  apresentadas  duas Histórias " A Abelha Zizi" e a " A Abelha Zuzu" pela  professora que logo após realizou a leitura com os alunos, estes em poder das  fichas  liam as palavras iguais  e  completava-as   a do texto, reconstruindo assim a  mesma história. 













 14 de etembro de 2012- Na Escola Dejalma Serique, a Professora Deusarina de Oliveira Campos, do 1º ano trabalhou com seus alunos o Jogo do Contrário, inserindo-o para melhor compreensão do Conteúdo de "Antônimos".

















18 de Setembro de 2012- A professora  da Escola Dejalma Serique, Francisca de Cássia  Barbosa da Silva, realizou a aplicação do Trilhas com seus alunos apresentando a parlenda " Hoje é Domingo". Em seguida, os alunos ordenaram as fichas montando a parlenda. A apresentação foi finalizada com a aplicação dos seguintes jogos: Agrupando Imagens" e "Jogo de Rimas".














Ocorreram também outros acompanhamentos como a da Escola  A Mão Cooperadora III, com as professoras Darlene Andrade Carneiro, Luíza Pereira Gomes e Rosinês Nunes Santos, que  utilizaram vários jogos entres eles: Jogo de Rimas, Trinca Mágica, Nomes Escondidos com os alunos  na apresentação de Rimas.   













Na Escola Coronel Raimundo Pereira Brasil, a Professora Raimunda Maria do Espírito Santo, utilizou na sua aula vários jogos:   alguns confecção própria e outros do Projeto Trilhas.








Na   Escola Presidente Castelo Branco, as Professoras Rainilce Aguiar e Rosa Maria da Silva Santos, trabalharam a História O Grande Rabanete.


 





 

 













Para finalizar registramos também outros  acompanhamentos nas seguintes escolas: Escola  Helena Cirino, com as Professoras Josiane Quintero e Gheysemílary Barbosa; Escola Duque de Caxias, professora Ione Sagama; Escola Àguia do Saber, com as Professoras  Adriana da Silva  e Maria Gorete, encerrando com a Escola Dejalma Serique, com a participação das Professoras, Marilete da Silva e Maria José Lima Campos.